01/03/07

Apresentação da Temática Fundadora

Na modernidade contemporânea, as extensas materialidades e simbolismos da técnica ultrapassam as inúmeras fronteiras das esferas essencialmente tecnológicas, permeando um sem número de outros fenómenos da realidade social, inundando espaços como os políticos, os económicos, os jurídicos, os ambientais, os educacionais, os artísticos, os lúdicos, os quotidianos, etc.

O estudo da técnica e das suas ligações com os nossos mundos modernos constitui assim um dos trajectos com maior potencial para a modificação e a expansão do conhecimento social e das suas ciências como hoje as enquadramos, interpretamos ou desenvolvemos.

No entanto, este estudo não se deve restringir a um desmontar neutral das matrizes que orientam as engrenagens sociais da técnica, quando consegue aplicar grande parte do seu potencial analítico junto das instituições, sujeitos e objectos directamente implicados nas estruturações dos principais domínios contemporâneos que suportam a acção e reflexão tecnológica.

Os mundos técnicos que dominam os nossos mundos modernos parecem operar um conjunto de modelos uniformizantes nas suas múltiplas formas de fazer e saber, e a colocação do seu estudo junto aos patamares base da invenção, produção, distribuição e consumo tecnológico, disponibiliza outras possibilidades para encontrar outros mundos técnicos.

É neste contexto que surge o I Ciclo Temático de Conferências Livres do Programa de Doutoramento em Sociologia do ISCTE, "outros mundos técnicos_nossos mundos modernos". Numa procura de outros mundos técnicos nos nossos mundos modernos. Com uma procura de outros mundos técnicos para os nossos mundos modernos. Estabelecendo a necessidade de encontrar diferentes formas de pensar, criar, partilhar e usar muitas das possibilidades tecnológicas oferecidas pelos nossos passados, presentes e futuros. Mas estabelecendo igualmente a necessidade de encontrar essas formas com a construção de novas lógicas de reflexão e acção académicas, que desde logo orientam este ciclo e abrem espaços para o que ainda virá.

Sem comentários: