05/03/07

"Outras Energias": Alain Gras

Destacamos a partir de hoje a primeira das conferências integrantes do I Ciclo Temático de Conferências Livres “outros mundos técnicos_nossos mundos modernos”.

A conferência sob a temática “Outras Energias” será proferida por Alain Gras, dia 15 de Março às 18:00 no Auditório 6 – Afonso de Barros, Ala Autónoma do ISCTE, e terá o seguinte título:

“Origem e devir da sociedade termo-industrial: uma perspectiva crítica sobre a socio-antropologia das energias e das técnicas”.

Entre os principais temas em debate constam as fragilidades dos macro-sistemas energéticos que dominam a nossa modernidade, os impasses das actuais apostas e propostas do progresso através da potência tecnológica, e ainda a escolha de outras energias e técnicas para uma alteração de presentes e futuros cenários térmicos.

Em acréscimo, Alain Gras disponibilizou dois textos para um melhor enquadramento da conferência e das temáticas em discussão (em .pdf para download):

“A potência do fogo e a bifurcação da história em direção à termo-indústria. Da máquina de Marly, de Louis XIV, à central nuclear de hoje” (2006) 3,48Mb

“L'illusion de la fatalite technique" (2001) 3,64Mb


Sem comentários: