02/03/07

Lista e Biografias dos Conferencistas


Alain Gras
Outras Energias / 15 Março 2007

Professor principal de Sociologia e membro da Escola Doutoral do Departamento de Filosofia da Université Paris 1-Panthéon-Sorbonne. Investigador em Sociologia do CNRS / Centre National de la Recherche Scientifique. Fundador e investigador do CETCOPRA / Centre d'Etudes des Techniques des Connaissances et des Pratiques da Université Paris 1-Panthéon Sorbonne. Membro do Conselho de Honra da revista La Décroissance. Licence em Sociologia pela Université Paris 1 e Master em Ciências Sociais pela Stockholms Universitet. Docteur de 3e Cycle sob a orientação de Raymond Aron na Universidade Paris I Sorbonne, e Docteur d'Etat ès Lettres sob a orientação de Georges Balandier na Universidade Paris V Sorbonne. Antigo director (1984-1999) do Departamento de Ciências Sociais da Université Paris 1-Panthéon-Sorbonne. Antigo presidente (1989-2006) do CETCOPRA / Centre d'Etudes des Techniques des Connaissances et des Pratiques da Université Paris 1-Panthéon Sorbonne. Professor convidado na Universidade de Milan-Bicocca em Itália, na Universidade Linköping na Suécia e na Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil. É autor de inúmeros livros e publicações, destacando-se Grandeur et dépendance: sociologie des macro-systèmes techniques (PUF, 1993), Fragilité de la puissance, se libérer de l´emprise technologique (Fayard, 2003) premiado com o Prix Turgot para a melhor obra em Economia atribuído pela Ordem dos Economistas Franceses, Telecom Paris e Jornal Económico La Tribune, e ainda "La puissance du feu ou le monde incendié – Origines et devenirs possibles de la société thermo-industrielle"(Fayard, no prelo). As suas áreas de especialização e interesse incluem as teorias sociais da técnica e tecnologia, relações homem-máquina, progresso técnico e racionalidade científica, macro-sistemas técnicos, aeronáutica, fontes energéticas, etc.


Rafael Feito
Outras Pedagogias / 19 Abril 2007

Professor titular e Coordenador do Departamento de Sociologia III (Estrutura Social e Sociologia da Educação) da Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia da Universidade Complutense de Madrid. Presidente da Associação Espanhola de Sociologia da Educação (AESE). Membro do Projecto Atlántida, grupo de profissionais da educação apoiados pelo Ministério Espanhol de Educação, centros educativos integrados ou colaboradores, departamentos universitários, diversos Conselhos de Educação, etc. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Complutense de Madrid. Doutoramento em Sociologia sob a orientação de Mariano Fernandéz Enguita na Universidade Complutense de Madrid, entitulada "La participación de los padres en el control y gestión de la enseñanza". Professor convidado na London School of Economics and Political Science e na Wisconsin Madison University. É autor de inúmeros livros, artigos e comunicações nacionais e internacionais nas áreas da educação, estrutura social e mercado de trabalho, salientando-se "Una educación de calidad para todos. Reforma y contrarreforma educativas en la España actual" (Siglo XXI, 2002), "Los retos de la educación obligatoria" (Ariel, 2000) e "Estructura social contemporánea. Las clases sociales en los países industrializados" (Siglo XXI, 1995). Os seus interesses de investigação aliam uma forte exigência teórica a par de uma dinamização de projectos colectivos que procuram ter um impacto crítico na realidade educativa e na opinião pública, especificamente sobre as áreas de pesquisa ligadas à Sociologia da Educação, Estrutura Social e Classes, e Reforma do Ensino Superior.


Adrian Mackenzie
Outras Informáticas / 03 Maio 2007

Senior Lecturer no Institute for Cultural Research da Universidade de Lancaster. BSc em Física e Matemática pela Universidade de NSW. BA (honors) em Filosofia pela Universidade de Sydney. PhD em Filosofia da Tecnologia pela Universidade de Sydney. Membro do corpo editorial da revista online Culture Machine. Investigador nos projectos anteriores History of Computing Media na Universidade de Humboldt, Berlin, Technology, Culture, Time and Embodiment na Escola de Filosofia da University de Sydney, e no projecto Wisdom no Computing Department da Universidade de Lancaster. Antigo Lecturer em Social and Political Theory na Escola de Filosofia da Universidade de Sydney. É autor de duas monografias, "Transductions: bodies and machines at speed" (2002) e "Cutting code: software and sociality" (2006), tendo editado em conjunto com Bruce Bennett, Marc Furstenau, "Cinema and Technology: Cultures, Theories and Practices" (Palgrave-Macmillan, no prelo). Entre as suas principais áreas de interesse e investigação encontram-se os seguintes domínios: antropologia do pensamento e cognição pós-representatacional; teorias da capacitação, individuação, invenção e diferenciação; wirelessness, política cultural de infra-estrutura, encarnação de conectividade e imagens em rede; código, software e open source; repetição e diferença na tecnologia audiovisual e de video; práticas e culturas tecnológicas e dos novos media.


David J. Hess
Outros Habitats / 10 Maio 2007

Professor titular no Departamento de STS / Science and Technology Studies do Rensselaer Polytechnic Institute, New York. B.A. (honors) em Economia pela Universidade de Harvard. M.A. e PhD em Antropologia pela Universidade de Cornell, sob a orientação de James A. Boon e supervisão de Thomas Holloway, David Holmberg e Roberto DaMatta. Antigo presidente (2000-2004) do Departamento de STS / Science and Technology Studies do Rensselaer Polytechnic Institute. Detentor do prémio Diana Forsythe (2000) atribuído pelo Committee of the Anthropology of Science and Technology, Society for the Anthropology of Work, e American Anthropological Association, para o melhor livro no espírito do trabalho antropológico feminista de Diana Forsythe sobre trabalho, ciência e/ou tecnologia. Investigador em projectos anteriores de investigação e de desenvolvimento curricular da National Science Foundation e do Departamento Americano de Educação, nomeadamente “Design, Innovation, and Society”, “Sustainable Technology, the Politics of Design, and Localism”, “Cross-Cultural Studies of Science and Technology” e “Public Understanding of Science”. Professor convidado na Universidade de Wollongong na Austrália, na Faculdade Bezerra de Menezes e na Universidade Federal Fluminense no Brasil. É autor de inúmeros livros e publicações, destacando-se Spirits and Scientists: Ideology, Spiritism, and Brazilian Culture (Penn State University Press, 1991), Science and Technology in a Multicultural World (Columbia University Press, 1995), Can Bacteria Cause Cancer? (NY University Press, 1997) e ainda Alternative Pathways in Science and Industry: Activism, Innovation, and the Environment in an Era of Globalization (MIT Press, no prelo). Os seus domínios de especialização compreendem a antropologia, história e sociologia da ciência e da tecnologia; movimentos ambientais, medicinais e religiosos; medicinas alternativas e modernidade; tecnologias sustentáveis, localismo e design.

Sem comentários: